Procedimentos

Feedback
Linha de Emergência Norte
Ligue (+351) 937 282 228
Linha de Emergência Sul
Ligue (+351) 919 575 009
Linha Azul Nacional
Ligue (+351) 808 205 505

A Chaviarte disponibiliza formação para todos os seus clientes que adquiram soluções comercializadas por nós, no sentido de melhorar a eficiência do utilizador. A formação é executada por técnicos especialistas, credenciados pela APECSS (Associação Portuguesa de Chaves e Sistemas de Segurança), promovendo a otimização das soluções tecnológicas disponíveis na gama de produtos Chaviarte. As formações contemplam explicação teórica e manuseamento dos produtos, máquinas, softwares, duplicações, programações, entre outras formações em áreas especificas como controlo de acessos, comandos remotos, chaves e comandos auto, bem como todos os equipamentos digitais que a Chaviarte tem no seu portfolio.

INSTALAÇÃO , UTILIZAÇÃO E MANUTENÇÃO

- Antes da instalação deve:

Garantir que o local está limpo. (qualquer sujidade mesmo que seja poeira pode provocar mau funcionamento no uso posterior do produto.)

Confirmar antes se o material é o certo para a instalação \ troca (numa caixa de cilindros selada só deverá abrir depois de ter a certeza que a medida e o acabamento são os corretos. Depois de violada e aberta a caixa,  não poderemos aceitar a  troca ou devolução do produto a não ser em caso de mau funcionamento)

- Durante a instalação:

Na instalação de qualquer fechadura ou cilindro deve garantir que o produto é colocado sem ser necessário forçar a sua aplicação. No caso dos cilindros, pode ser necessário introduzir a chave para rodar o palhetão a uma posição recolhida do corpo, para que possa colocar o cilindro na fechadura.

Deve garantir uma fixação apropriada e resistente, ter especial atenção com o alinhamento todos    produtos para garantir o bom funcionamento dos mesmos.

Ter especial atenção para que o cilindro não fique muito saliente da estrutura da porta, aconselhamos que a medida saliente não ultrapasse os 3 mm, reduzindo assim o risco de extracção forçada. Se ficar mais saliente, propomos a aplicação de um espelho  de segurança para a protecção do cilindro ( este produto deve ser instalado por técnicos habilitados pois pode ser necessário alterar a fechadura existente).

Confirmar antes de fechar a porta que a chave funciona na perfeição pelo interior e exterior.

No final, experimentar várias vezes a fechadura pelo interior e exterior com a porta fechada para garantir que a mesma ficou bem instalada e funcionando sem esforço.

- Utilização e Manutenção:

A chave não deve ser usada como substituto do manípulo para puxar ou empurrar a porta.

Utilizar as chaves perfeitamente integras (em bom estado), não devem de estar tortas ou sujas pois podem provocar danos no cilindro.

Introduzir a chave sempre até ao fundo, antes de a rodar. Não torcer nem forçar lateralmente durante a introdução ou extração da chave.

Aquando da duplicação de chaves, deverá solicitar chaves originais e não compatíveis, pois as espessuras podem não ser as mais correctas e vai provocar desgaste ou esforço desnecessário no cilindro.

No caso de cilindros de chave incopiável, deverá guardar o cartão de propriedade em local seguro e apresentar sempre que precise de mais cópias.

Lubrificar o  cilindro  pelo  menos  duas  vezes  por   ano  com  grafite  (óleo  em  pó)  ou  óleo     em spray fino de limpeza ( aconselhamos WD40 à venda nas nossas lojas ou compatível). Nas fechaduras mecânicas utilizar apenas o spray de limpeza WD40 ou compatível.

O que fazer em caso de avaria ou mau funcionamento:

Verificar o estado da chave

Experimentar a fechadura com a porta aberta ( excepto  se a fechadura tiver trancas para o chão), se  o  problema  persistir,  deverá  solicitar  uma  intervenção  técnica  pois  a  fechadura  tem  problemas  de funcionamento.

Se a fechadura só funciona mal com a porta fechada, o problema pode ser de alinhamento ( porta descaída ), aconselhamos a não forçar  e solicitar assistência técnica para rever as dobradiças e alinhamento da porta.

Se a fechadura ou cilindro só funciona com “toques e pancadas” deve verificar todas as chaves existentes, se estiverem  iguais deve proceder a substituição do cilindro ou fechadura quanto antes, pois pode encravar de vez a qualquer momento.

NOTA: A lubrificação não resolve tudo, por vezes só atrasa a detecção de um problema, podendo mesmo agrava-lo. Uma fechadura ou cilindro só devem ser lubrificados tendo a certeza que está em perfeitas condições de funcionamento para prevenir o desgaste e corrosão das mesmas. Não lubrificar se tiver algum dos problemas apresentados nos pontos atrás descritos.

Advertência. Lembramos que o cilindro é apenas um dos componentes da fechadura e da porta. O sistema de fecho só funciona perfeitamente se todos os elementos; cilindro, fechadura e respetivos acessórios se integrarem e actuarem perfeitamente entre si. A porta e o caixilho ( aro )  devem estar em perfeita esquadria de modo que as línguas da fechadura comandadas pelo cilindro de segurança, deslizem com facilidade, sem qualquer esforço.

Conselhos e precauções. A título de precaução, aconselhamos a ter sempre uma chave extra guardada em local seguro e reservado ou entregar uma chave á guarda de uma pessoa de confiança para que, no caso de necessidade ou perda das chaves, a porta se possa abrir sem arrombar ou danificar.

Garantia. A garantia não cobre problemas de funcionamento provocados por tentativas de violação, utilização imprópria ou por instalação não correspondente às instruções aqui indicadas.

Para esclarecimento de qualquer dúvida, por favor contatar a Chaviarte – Chaves, Lda., através do telefone 223790114 ou através do nosso website: www.chaviarte.pt  no campo instruções de montagem.

Boas práticas e conselhos de segurança:

Atitude Preventiva:

  • Instale na sua casa sistemas de segurança (Ex: Portas Blindadas, câmaras de vigilância, grades, cercas elétricas, alarmes, etc.).
  • Tenha o telefone das autoridades locais sempre acessível para o caso de detetar comportamentos que lhe pareçam suspeitos.
  • Estabeleça relações de confiança com os seus vizinhos e coopere com eles nas ações de segurança do seu bairro.
  • Tenha um bom sistema de iluminação no exterior da sua casa. Se possível utilize uma luz com sensor de movimento.
  • No caso de ausência, deixe as luzes da sua casa ligadas. Tenha em conta que somente uma luz não é suficiente para afastar um ladrão. Deixe algumas luzes ligadas como se estivesse efetivamente na sua habitação.
  • Compre um cofre, ou arranje um lugar seguro, onde possa guardar os seus objetos mais valiosos.
  • Não exponha demasiado os seus objetos de valor como plasmas ou computadores. Se não estiver em casa, tente fazê-la parecer discreta.
  • Evite ter arbustos muito densos no seu jardim pois poderão ser um local para os ladrões se esconderem.
  • Deixe sempre a sua garagem trancada. O carro, mesmo que arrumado dentro da garagem, deve também ficar trancado.

Cuidados com Portas e Janelas:

  • Coloque, nas portas que dão acesso para o exterior, fechaduras de segurança.
  • Caso suspeite que os inquilinos anteriores ficaram com uma cópia da chave da fechadura, troque a mesma.
  • Nunca empreste as chaves da sua habitação a alguém que não confie plenamente.
  • Sempre que sair da sua habitação, deixe as portas e as janelas fechadas e trancadas, mesmo que seja apenas por alguns minutos.
  • Deve ter na sua porta um óculo/visor  e uma corrente de segurança.
  • Os caixilhos devem estar bem fixados nas paredes.
  • As dobradiças das portas e janelas devem estar bem cravadas na parede e devem ser invisíveis do exterior.
  • Nas janelas de fácil acesso, deve colocar fechaduras interiores ou grades de proteção.
  • Se habitar numa moradia, deve instalar cancelas nas rampas e escadas de acesso.

No caso de ter uma placa identificativa na porta, coloque apenas o apelido e as iniciais do primeiro nome.